Mais de 100 focos do mosquito da dengue foram registrados em Tubarão somente neste ano
Foto: Reprodução/UNITV

Tubarão já registra 109 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, como a febre chikungunya e o zika vírus, somente este ano. A informação foi confirmada pelas equipes do Núcleo de Combate a Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) da Vigilância Epidemiológica, que atualizaram os números relativos à situação da dengue na cidade. Destes, cinco foram registrados apenas nesta quarta-feira (19).

Para efeito de comparação, na última semana eram 91 os focos. Oficinas segue sendo o bairro com o maior número de registros, com 40 no total. Logo atrás temos a Vila Esperança, com 17; Santo Antônio de Pádua tem 13; o Centro aparece com nove registros; o São João Margem Esquerda, com oito; o Dehon tem cinco; com dois focos cada estão o Fábio Silva, o o do Gado, o Monte Castelo, o Humaitá de Cima e a Vila Moema; e os bairros Morrotes, Praia Redonda, São Cristóvão, Guarda Margem Esquerda, Revoredo, Humaitá e São João Margem Direita têm um foco cada.

As notificações somam 20, com 19 casos descartados. Existe um caso sob observação, no aguardo do resultado de exames laboratoriais.. Nenhum caso de dengue foi confirmado em Tubarão até o momento em 2025.

Ainda assim, se faz necessária e importante a participação da população no combate ao mosquito, junto às autoridades sanitárias, fundamental para que se evitem números como os registrados no ano ado. Para isso, mantenha sempre limpos terrenos em geral, como pátios e quintais, e evite recipientes que possam armazenar água a céu aberto, como latas, baldes, garrafas, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, dentre outros.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.