Mais de 30% da população tubaronense já conta com tratamento de água e esgoto

A partir deste mês, mais 1.483 famílias, de parte dos bairros Centro e Recife, poderão contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto em Tubarão. A comunicação com os clientes é feita na fatura mensal da Tubarão Saneamento.

Após o recebimento da informação, as unidades consumidoras beneficiadas têm um prazo de 30 dias para se conectarem na rede e começar a usar o serviço. Para isso, devem ser realizadas adequações nas instalações hidráulicas do imóvel. Essa etapa é de responsabilidade do proprietário ou morador.

Com a autorização, são necessárias modificações nas tubulações para que os resíduos de residências, estabelecimentos comerciais, industriais ou públicos deixem de seguir para a fossa/filtro e sigam para a rede de coleta de esgoto. Já para a água da chuva, o destino é a de drenagem e os da cozinha/área gourmet devem continuar ando pela caixa de gordura e depois para a de coleta.

No total, 33,7 mil tubaronenses, dos bairros agem, Vila Moema, Recife, o do Gado e parte do Centro, podem usar o serviço, o equivalente à 30,4% de cobertura na Cidade Azul. Essas pessoas podem evitar que mais de 160 milhões de litros de esgoto, por mês, sejam despejados na natureza.

De acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), uma das metas previstas para este mês era a cobertura de 29% da população com coleta e tratamento de esgoto. A Tubarão Saneamento ultraou esse percentual antes do prazo, previsto para 28 de fevereiro.

Em caso de dúvidas, antes de realizar qualquer obra no imóvel, o usuário pode solicitar uma visita da equipe técnica da Tubarão Saneamento, de forma gratuita, onde receberá orientações de acordo com a realidade da residência ou estabelecimento comercial. Para isso, basta agendar por meio da Central de Atendimento ao Cliente pelo WhatsApp (48) 99168-5827 ou telefone 0800 648 9596.