A ampliação da oferta de educação profissional para estudantes do Ensino Médio de Santa Catarina será tema de um evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED), nesta terça-feira (16). A apresentação terá a participação de instituições que ofertam educação profissional e programas de aprendizagem no estado, incluindo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para mobilizar novas parcerias, com base no currículo do Novo Ensino Médio.
O objetivo desta nova etapa da implantação, é credenciar as instituições para que elas apresentem suas possibilidades de cursos técnicos. Essa oferta estará integrada ao novo currículo, que já inclui itinerários formativos de educação técnica e profissional, de forma a complementar a educação profissional já ofertada na rede.
Atualmente, quase 85 mil estudantes estão matriculados no primeiro ano do Ensino Médio em Santa Catarina, cursando uma Segunda Língua Estrangeira, Projeto de Vida e Componentes Curriculares Eletivos de acordo com seus interesses, a partir de um portfólio da rede. No ano de 2023, estes estudantes poderão iniciar suas escolhas para as trilhas de aprofundamento, que são semestrais, podendo optar por uma área do conhecimento ou por trilhas de um curso técnico, de acordo com seu projeto de vida.
Como as escolhas também estão conectadas com as demandas do mundo do trabalho, a SED irá ampliar e fortalecer a oferta de trilhas de educação profissional, contando com parcerias, sobretudo, nos municípios com menor oferta pelas escolas básicas – buscando ampliar, assim, as oportunidades dos estudantes catarinenses.
