Prazo para pedir isenção do Enem 2025 termina nesta sexta-feira
Foto: Divulgação

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 vai até às 23h59 desta sexta-feira (2). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com no Gov.br. A data também marca o fim do prazo para quem faltou ao Enem 2024 e deseja fazer a edição de 2025 sem pagar, desde que justifique a ausência.

Podem pedir a isenção os estudantes que estão concluindo o ensino médio na rede pública em 2025, quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, e também aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Participantes do programa Pé-de-Meia também têm direito à gratuidade.

Já para quem faltou à prova em 2024, é preciso apresentar justificativa válida, com comprovação. Situações como assalto, acidente, internação, morte de familiar, nascimento de filho, mudança de cidade para acompanhar parentes e obrigações profissionais ou escolares são exemplos aceitos, desde que tenham ocorrido nos dias regulares do exame (3 ou 10 de novembro) ou nas datas de reaplicação (10 e 11 de dezembro).

Segundo o edital do Inep, o resultado das análises de isenção e justificativas será divulgado em 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 16. O resultado final sairá no dia 22 de maio. Mesmo que consiga a isenção, o estudante ainda precisará realizar a inscrição dentro do prazo que será informado no edital oficial do Enem 2025.

Quem não conseguir a isenção terá que pagar a taxa de inscrição para garantir participação. O valor para este ano ainda não foi divulgado, mas em 2024 foi de R$ 85. Na edição ada, mais de 63% dos 4,3 milhões de inscritos tiveram gratuidade.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.